segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Balança - Uma ferramenta indispensável.


O mercado de carne de cordeiros tem crescido bastante nos últimos anos. A demanda sempre foi bem maior que a oferta e a produção de uma forma geral tem tido dificuldades para se expandir como deveria, pois é descontrolada por falta de aplicação de técnicas de produção e de controle de custos, uma vez que produzir o cordeiro precoce não é como produção de frango que há toda uma regra pré-determinada. Apesar de haver uma grande demanda não atendida, o consumo geral de carne de cordeiro tem crescido bastante. O potencial de crescimento da ovinocultura de corte, se de maneira organizada e com boa aplicação de técnicas, é imenso, inclusive pelas vantagens zootécnicas em relação à pecuária bovina, pois o retorno é mais rápido, a área necessária é menor e o preço da carne é quase o dobro da bovina.
Uma das técnicas de controle de custos em relação aos resultados de produção e engorda é a utilização da balança, logo, quem quer trabalhar em escala comercial deverá utilizá-la desde o nascimento, com uma pequena balança de pendurar, e pelo menos uma vez por semana adotando bem os critérios de horários e de manejo. Consideramos uma semana o período máximo para controle porque significa muito tempo na vida dos cordeiros, aproximadamente de 6% a 11% já que os mesmos serão abatidos entre 65 e 120 dias e, qualquer erro ou problema ocorrido deverá ser corrigido de imediato para não comprometer o processo de engorda.
O ideal é que a balança seja instalada no final de um brete e dentro de um centro de manejo para facilitar todos os trabalhos e as anotações sejam feitas em um sistema de controle de pesos, planilhas eletrônicas ou até em tabelas impressas com o auxílio de pranchetas.
Hoje a Fazenda Cajazeiras utiliza a balança para a pesagem do rebanho de cordeiros, carneiros e ovelhas Santa Inês de elite e de corte e é utilizada toda semana ou sempre que necessário e o seu acesso fica bem próximo ao curral e baias dos animais e no final de um brete.
Conheça o www.fazendacajazeiras.com.bre veja outras notícias do Santa Inês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário